Você conhece a filosofia Montessori? Depois de me tornar mãe, aprendi e me apaixonei por ela. Tentei implementar um pouco desse método, na vida dos meus filhos para ajudá-los a crescer de forma independente e confiante. Vou contar para vocês um pouquinho mais sobre essa maneira de se organizar.

Um espaço Montessori é criado com as necessidades da criança em mente. Você pode implementar esse método de educação em todas os cômodos da sua casa para envolver e engajar seu filho, de qualquer idade, a dominar as habilidades da vida diária como: autocuidado, rotinas domésticas e educação. Para isso, você vai precisar de móveis adequados (cadeiras, mesa, prateleiras, etc.), tudo no nível da criança e de fácil acesso.

Acredito que na cultura americana seja mais fácil (e mais barato) comprar brinquedos para crianças em qualquer época do ano, sem necessidade de nenhuma ocasião especial. É por isso que muitas famílias estão sobrecarregadas com coisas de crianças por toda casa. Minimizar o número de brinquedos que seus filhos têm acesso é muito importante para que eles possam se concentrar e realmente brincar em vez de apenas ter pilhas e pilhas de brinquedos no chão.

Eu sempre motivo meus clientes a implementar uma método de rotação de brinquedos, ou seja, deixe acessível apenas um determinado número de brinquedos para o seu filho e tente incluir variedades como: sensorial, cultural, matemática, linguagem, atividades de vida prática, etc.

Com isso em mente, ajudei uma jovem e dedicada mamãe a montar a sala de brinquedos (playroom) de seu filho. Maddie também tem um canal no Youtube chamado “Maddie and True”, onde eu fiz uma colaboração. Vou deixar o link do vídeo abaixo.

De qualquer forma, com as dicas que dou aqui, você poderá implementar o mesmo conceito na sua casa. Existem opções para qualquer tipo de orçamento.

1) Editar e categorizar: elimine ou reduza o número de brinquedos eletrônicos (qualquer coisa que funcione com bateria/pilha), brinquedos com o mesmo propósito ou se você tiver muitos repitidos, mantenha um; não-realístico e não seja adequado à idade (avançado ou muito atrasado). Divida os brinquedos restantes em categorias como habilidades motoras, artes e ofícios, instrumentos musicais e outros.

2) Armazenar / Rotar: para manter o ambiente tranquilo, sugiro fazer rotação de brinquedo. Por exemplo, caso tenha 10 bonecas, faça a rotação de forma com que a criança tenha acesso à apenas 2 de cada vez. Armazene os brinquedos em recipientes etiquetados em um armário.

3) Decore: faça o ambiente convidativo para as crianças e bonito para os olhos, adicione um pouco de arte às paredes ou faça uma arte com seu filho.

4) Coloque à mostra: exiba os brinquedos em prateleiras acessíveis na altura dos seus filhos, isso fará com que eles se sintam mais motivados a brincar.

Aqui está uma frase de John Bowman que me motiva a criar espaços organizados para as crianças: “As crianças pequenas adoram fazer atividades com os pais. As crianças procuram e trabalham pela independência, quer as ajudemos ou não. Envolvendo o seu filho em atividades domésticas regulares, você pode ajudar a criar a auto-imagem dele, para ser uma pessoa competente e confiante. ” (em tradução livre).

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: